Seja bem-vindo
Canela,16/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da CBF e Fernando Sarney convoca eleições para o comando do futebol brasileiro.

Publicidade

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou nesta quinta-feira (16) o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão, assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, também nomeia o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, com a missão de convocar novas eleições o mais rápido possível.


De acordo com o magistrado, a decisão invalida o acordo anterior que manteve Ednaldo no cargo, citando suspeita de falsificação de assinatura e incapacidade mental de Coronel Nunes, um dos signatários do documento.


Ednaldo, que estava em Assunção, no Paraguai, participando de um congresso da Fifa, reagiu pedindo ao Supremo Tribunal Federal (STF) que derrube a decisão do TJ-RJ — mesma estratégia usada por ele em dezembro de 2023, quando conseguiu retornar ao cargo após um mês afastado.


Nova eleição marcada para 25 de maio


Já na sexta-feira (17), menos de 24 horas após assumir como interventor, Fernando Sarney confirmou a realização da eleição no dia 25 de maio, um dia antes da apresentação oficial de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira.

O edital do pleito será publicado neste sábado (18), e as chapas terão até terça-feira (20) para registrar suas candidaturas. O mandato em disputa valerá para o período 2025-2029.


A votação envolverá os 27 presidentes das federações estaduais (com peso 3 no voto), além dos 20 clubes da Série A (peso 2) e 20 da Série B (peso 1).

Disputa judicial e movimentação política
A definição da data da eleição ocorre antes do julgamento no STF, marcado para 28 de maio, que analisará a validade do acordo firmado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro, questionado por suposta ilegitimidade do MP em negociar com entidades esportivas.


Nos bastidores, o clima é de divisão entre as federações. Um grupo de 19 entidades estaduais publicou um manifesto defendendo uma renovação no comando da CBF, sem mencionar o nome de Ednaldo Rodrigues. O bloco promete anunciar um candidato único nos próximos dias.

Por outro lado, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e o advogado Flávio Zveiter, que já se apresentaram como pré-candidatos em 2023, ainda são nomes cotados para disputar o cargo.

Algumas federações importantes, como as da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo, não assinaram o manifesto, o que indica a possibilidade de uma eleição polarizada entre dois grupos.

Enquanto isso, Ednaldo Rodrigues segue tentando anular a decisão judicial no STF, na esperança de reverter o afastamento e retomar o comando da entidade antes do novo pleito.



Fernando Sarney é o interventor da CBF nomeado pela Justiça — Foto: Lucas Magalhães/CBF

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.